» Página Inicial » Início » História



HISTÓRIA

Perante diversas opiniões de historiadores e críticos acerca do nome "VARZIM", que a cidade ostenta desde a fundação da monarquia, a mais certa derivação da palavra , vem de uma pequena várzea , dado que, segundo documentos da época existiria o Lugar da Varzinha, de onde deriva o nome "Póvoa de Varzim". Foi durante mais de mil anos povoação e segundo Viriato Barbosa , investigador da história local conheceu os seguintes nomes:
- Vila Euracini - 953
- Vila Ueracini - 1033
- Vila Uerazini - 1069
- Vila Ueracin - 1206
- Varazim de Jusão - 1308
- Bajlya da Poboa Noua de Varazim - 1343
- Villa da Povoa de Varzim - 1514
- Cidade da Póvoa de Varzim - 1973

A primeira referência a "Vila Euracini" é de 26 de Março de 953 ( carta de venda de Vila do Conde e Quintela feita por Flamula Deo-Vota ao Mosteiro de Guimarães).
Por foral do Rei D.Dinis de 1308 foi concedida "graça e mercê" aos habitantes do regaengo de "Varazim de Jusão".
Em 25 de Novembro de 1514 ,foi concedido pelo Rei D.Manuel I um "novo foral", verdadeira carta de alforria.
A "pequena bailya da poboa noua de Varazim" foi incorporada na Coroa e anexada á Comarca do Porto em 1537.
Em 16 de Julho de 1875 foi criada a Comarca da Póvoa de Varzim.
Foi elevada a cidade em 16 de Junho de 1973.
Os habitantes da Póvoa de Varzim desde sempre se dedicaram à exploração agrícola e marítima, quer arando os "campos de masseira", adubados com "sargaço" e "pilado", quer enfrentando corajosamente as ardilosas ondas do mar poveiro.
A partir do século XVIII, por acção do Corregedor Almada, ganhou face de burgo urbano, e tanto cresceu e se valorizou, que se transformou de velho burgo de pescadores , na actual cidade, importante zona de turismo e uma das maiores e mais concorridas praias do nosso país, sendo considerada a mais antiga praia de banhos, pois em acta de sessão camarária de 5 de Junho de 1776 se pode ler "... muita gente que a ela vinha comprar peixe e também aos banhos de mar...".
Em 1875, contava com cerca de 11 mil habitantes e actualmente o concelho ultrapassa os 60 mil, tem uma área de 87,64 Kms quadrados, e é formado por 12 freguesias.