» Página Inicial » Conhecer » LOCAIS DE INTERESSE



LOCAIS DE INTERESSE

Monte de S. Félix - É o ponto mais elevado da serra de Rates, a 202m de altura, na freguesia de Laundos. Ponto panorâmico privilegiado, de onde se pode observar toda a região e comprovar a beleza marítima, campestre e urbana. No cimo do monte estão vários moinhos, alguns recuperados para residências de férias, a capela de S. Félix e a estalagem do mesmo nome.

Desde 05 de Setembro de 1998, aí podemos também contemplar um espectacular monumento ao emigrante, colocado no cimo da escadaria que liga o Monte de S. Félix ao sopé do monte .

 

Campos Masseira - Consiste numa forma inteligente de aproveitamento das dunas, onde, em pequenas explorações, se pratica uma cultura intensiva, adubada com sargaço, resultando daí excelentes produções hortícolas. Estão principalmente localizadas nas freguesias de Aguçadoura e Estela, onde os agricultores cavam as dunas até próximo do nível freático - lençol de água - o que lhes permite um grau de humidade praticamente constante ao longo de todo o ano, modelando os campos em forma de gamela ou masseira. Nos valados circundantes cultiva-se a vinha. Neste rebaixamento de terreno, reforçado por sebes, produz-se um aumento térmico e aliando os dois factores - humidade e temperatura, consegue-se um efeito de estufa.

Os campos masseira são zonas muito procuradas, tanto por turistas, como por grupos de alunos e professores.

 

 

Cividade de Terroso - Importante estação arqueológica de cultura crastreja, foi descoberta no início do séc. XX e as escavações foram iniciadas sobre a orientação de Rocha Peixoto. Desde 1980 estão a ser realizados trabalhos arqueológicos referentes à sua escavação, estudo e valorização. Situa-se na freguesia de Terroso, numa elevação com cerca de 153 m de altura, onde se registou um longo período de ocupação ( 800/700 a.C. - séc. III d.C.), tendo fornecido já diversos elementos de estudo para a história dos povos castrejos e da implantação romana.