» Página Inicial » Notícia » Que comece a festa!



Em todos os dias da próxima semana a Póvoa de Varzim estará em festa. De segunda-feira, 25 de junho, a domingo, 1 de julho, as comemorações de S. Pedro vão animar a cidade.

As crianças dos jardins de infância do concelho inauguram a animação com a atividade “S. Pedrinho e a Pequenada”, no Auditório da Lota, às 10h00, dia 25. Os pequenos recriam, com músicas e coreografias pensadas pelas suas educadoras, as rusgas poveiras – sempre sob o olhar atento e orgulhoso dos familiares.

A abertura da exposição “S. Pedro: 50 anos de uma festa poveira”, no Arquivo Municipal e no Posto de Turismo, às 18h00, marcará o dia 26. Para comemorar o 50º aniversário da comemoração do S. Pedro, o Arquivo Municipal desafiou a população a recolher informação, documentos escritos e material gráfico (fotografias, postais, cartazes, panfletos, brochuras, entre outros elementos que possam ser relevantes) relacionados com as Festas de S. Pedro e cedê-los temporariamente para serem digitalizados e posteriormente expostos. É este trabalho que agora será mostrado no Arquivo e no Posto de Turismo.

A quarta-feira, dia 27, desvendará o mistério dos Tronos dos seis Bairros (Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul) com a sua inauguração às 22h00. Visite cada um deles e conheça a dedicação das associações na realização deste trabalho que tanto caracteriza a cidade.
Na quinta-feira, dia 28, divirta-se nas ruas da Póvoa de Varzim na Noitada de S. Pedro. Coma sardinhas – tradicionais da Festa – dance e cante até ao amanhecer.

Na sexta-feira, dia 29, às 11h00, assista à Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa. Às 15h00, a Banda de Música da Póvoa de Varzim dará um concerto na Praça do Almada e, logo depois, às 17h00, parte a Procissão de S. Pedro, que sai da Igreja Matriz e recolhe na Igreja da Lapa, incorporando os três Santos Populares e passando pela Rua Visconde de Azevedo, Praça do Almada, Praça da República, Rua da Junqueira, Rua dos Cafés, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos e Igreja da Lapa. Às 22h00, o Estádio do Varzim Sportub acolhe o Espetáculo das Rusgas, com a participação do MAPADI, Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul. Assista, ainda, à Marcha de S. Pedro com todos os grupos.

No sábado, 30, às 22h00, as Rusgas voltam a ter protagonismo no Desfile Noturno que, entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, embelezará o serão.

No domingo, primeiro dia de julho, parte às 9h00 o XXIV Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro. Para esta competição, pode ainda efetuar a sua inscrição. Saiba tudo aqui. Às 16h00, a Câmara Municipal disputa um jogo de futebol com as Juntas de Freguesia no Estádio Municipal. À mesma hora, o Rancho Poveiro será protagonista do espetáculo “75 Anos a Cantar a Póvoa”, no Auditório Municipal. O objetivo é recolher bens de primeira necessidade (produtos de higiene pessoal, de limpeza e alimentares) para a Casa de Santa Maria da Estela.

O programa de S. Pedro inclui ainda atividades paralelas: as exposições “Interiores – por cima da pele, por debaixo do vestido”, “Ícones e Memórias da Póvoa de Varzim”, “Jogos Tradicionais e os Brinquedos de antigamente” (as três no Museu Municipal) e, a partir de 23 de junho, a exposição “Salão de Filatelia S. Pedro – Estio 2012” (emissão de um postal ilustrado, um selo personalizado e um carimbo comemorativo alusivos ao Cinquentenário das Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim), no MAPADI, até 2 de julho; e, finalmente, o “Dia dos Serviços e da sua Escola Prática”, no dia 3 de julho, a partir das 10h00.